Notícias

"Nossas bandeiras pulsam diversidade": termina o 52º Encontro Nacional CFESS-CRESS


Data de publicação: 8 de setembro de 2025
Fotos: Comunicação/CFESS
Créditos: Diogo Adjuto/CFESS

Imagem do WhatsApp de 2025-09-08 à(s) 12.23.22_65ef4e44.jpg

Mais de 400 assistentes sociais de todo o Brasil concluíram neste domingo (7/9) as atividades do 52º Encontro Nacional CFESS-CFESS, realizado pelo Conselho Federal e pelo CRESS-MS em Campo Grande de 4 a 7 de setembro. O evento teve como tema “Nossa democracia pulsa em Conjunto” e foi a etapa de avaliação das deliberações do triênio 2023-2026. 
 
Clique aqui e confira a conferência de abertura 

Na mesa que coordenou a plenária final, estiveram as conselheiras do CFESS Karen Albini e Adriana Dutra, que fizeram a leitura das avaliações das deliberações de cada eixo, após os debates dos dias anteriores, além dos blocos temáticos e recomendações para o próximo triênio.  
 
No primeiro eixo avaliado, da comunicação, a plenária aprovou o tema das comemorações do Dia da(o) Assistente Social 2026 - “90 anos do Serviço Social no Brasil: unidade na diversidade, socialização da política e radicalidade democráticas das lutas”. 

Em seguida, assistentes sociais votaram os status de cumprimento das deliberações, temas e recomendações para os eixos da ética e direitos humanos, orientação e fiscalização profissional, formação e relações internacionais, administrativo-financeiro e seguridade social. 
 
O eixo de orientação e fiscalização debate, além das ações precípuas dos Conselhos Profissionais, as bandeiras de luta do Serviço Social. Além disso, dentre os temas e recomendações aprovadas, permanece a defesa das atribuições profissionais privativas do Serviço Social, o combate às requisições indevidas; o fortalecimento da luta pela implementação da Lei 13.935/2019 (Lei da Educação).  

É de conhecimento público que assistentes sociais trabalham, principalmente, nas políticas de assistência social, saúde, educação, previdência social, além dos espaços do campo sociojurídico, dentre outros. A defesa das políticas sociais e das condições de trabalho da categoria nesses espaços foi um dos pontos fundamentais aprovados no eixo da seguridade social.

Comissões nacionais e grupos de trabalho: sabe quais as pautas de cada um? 

A plenária final do Encontro Nacional também delibera a composição de comissões e grupos de trabalho para diversos assuntos que permeiam as atividades realizadas pelos Conselhos Regionais e pelo Conselho Federal.  
 
Uma das aprovadas foi a Comissão Nacional Eleitoral, que organizará o processo eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS para o triênio 2026-2029. As eleições ocorrerão no ano que vem, por meio do voto on-line, e assistentes sociais de todo o Brasil, com registro ativo no Regional, poderão escolher as próximas gestões dos CRESS e do CFESS. 
 
A categoria também aprovou a composição da Comissão Especial, grupo que, de acordo com o Estatuto do Conjunto CFESS-CRESS, realiza o controle interno das entidades. Por meio dela, representantes dos CRESS das 5 regiões do Brasil analisam se os investimentos e os gastos realizados pelo CFESS ao longo do ano condizem com o planejamento elaborado, e com o que foi deliberado pelo Encontro Nacional.   

O 52º Encontro Nacional reuniu assistentes sociais de todas as regiões brasileiras, dentre profissionais de base – eleitas(os) em assembleia dos CRESS -, direções dos CRESS e do CFESS, representantes da Abepss e da Enesso e, ainda, trabalhadoras e trabalhadores dos Conselhos. O evento aprovou 20 moções, com posicionamentos políticos sobre temas diversos. Os documentos estarão disponíveis em breve, juntamente com o relatório final do evento.

Carta de Campo Grande 
 
Os Encontros Nacionais CFESS-CRESS aprovam, todos os anos, um documento político que, diante da conjuntura do país no momento, destaca compromissos e defesas do Serviço Social brasileiro. Na Carta de Campo Grande, participantes do evento enfatizaram a defesa da democracia, da justiça social, dos direitos humanos e da classe trabalhadora. A carta também manifestou a preocupação de assistentes sociais com o contexto mundial de guerras, disputas internacionais e genocídios. Outra importante questão no texto do documento diz respeito à justiça ambiental, social e climática, em especial com a iminência da realização da COP 30 em Belém (PA).  

A Carta de Campo Grande estará disponível em breve aqui no site!
 
Na mesa de encerramento do Encontro Nacional, a conselheira do CRESS-MS Eloisa Castro ressaltou a força da democracia interna do Conjunto. “Reafirmamos o compromisso com nossos princípios éticos e com nosso projeto profissional”, afirmou. 
 
Para a vice-presidente do CFESS, Marciângela Gonçalves, a categoria “pulsou em conjunto” durante 4 dias na defesa da profissão, dos direitos da classe trabalhadora, avaliando o que foi feito e o que ainda desafia as gestões dos Conselhos. “Nossas entidades têm protagonismo no Serviço Social brasileiro, na ousadia de seguir avançando, juntamente aos Conselhos Regionais, pulsando democracia e vida-liberdade", finalizou a conselheira, declarando encerradas as atividades do evento. 
 
Veja aqui a cobertura completa 
 
Confira o álbum de fotos do Encontro 

 


newspaper
Notícia

Notícia

volume_up
E-SIC

E-SIC

call
Contato

Contato

search
Transparência

Transparência





topo