Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator
Notícias

Mensagem de fim de ano do CFESS para toda a categoria


Data de publicação: 23 de dezembro de 2025
Fotos: Rafael Werkema/CFESS
Créditos: Gestão CFESS

ArteFimDeAnoCFESS2025.png Arte traz uma carta com um resumo do texto, um arranjo de folhas que remete ao Código de Ética e desnehos que lembram as quatro estações do ano

Bandeiras erguidas, horizonte de liberdade pulsando, vigor de luta e de resistência!

É assim que 2025 entrará na memória coletiva do Conjunto Cfess-Cress e que será lembrado... Como um ano preenchido de coragem, que exigiu atenção à conjuntura e que brindou encontros, reafirmando os compromissos ético-políticos do Serviço Social.

O filme de 2025 começa pelo seu início... Era verão, primeiros meses do ano e já se anunciavam importantes convites: o convite para subir as ladeiras por liberdade; para reafirmar o Serviço Social na luta anticapacitista e; para os preparativos ao aprimoramento intelectual, no encontro da terceira edição do Curso de Especialização!

Rapidamente, o outono chegou e chegou com luto e com luta... com formação sobre anticapacitismo, pulsando a defesa da diversidade humana, investindo na valorização da profissão e com ecos vibrando na intenção das 30 horas para todas as assistentes sociais e do Piso Salarial da categoria, para já! 

A celebração do nosso dia (15 de maio) foi oferecida à pauta que ecoa na humanidade – a justiça ambiental para combater a desigualdade social – num ano em que a cisão entre ser humano e a natureza precisou ser desmistificada e as lutas anticapitalista se apresentaram como mirante contra a investida da “Lei da Devastação”, por um mundo em que haja vida-liberdade para povos e biomas.

Foi anunciando a chegada do inverno, tempo de recolhimento e de atenção, que as estruturas de sistemas informatizados do nosso conjunto exigiram de nós prontidão, paciência e atitude!  

Em pleno inverno, a frieza da violência se agudizava no genocídio em Gaza, exigindo um levante mundial por Palestina Livre – do rio ao mar –Batalhas para que ajudas humanitárias chegassem ao seu destino e solidariedade às colegas assistentes sociais palestinas, na árdua tarefa de defesa dos direitos humanos, nesse contexto... Os ecos internacionalistas, direto da Palestina, nos chegaram, numa carta de agradecimento à solidariedade do Serviço Social brasileiro:

“Em nome do Sindicato Palestino de Assistentes Sociais e Psicólogos, com nosso maior respeito e apreço, estendemos a nossa mais profunda gratidão ao Conselho Federal de Serviço Social, pela sua amável carta de solidariedade e apoio. Agradecemos sinceramente o seu reconhecimento do sofrimento e dos desafios enfrentados pelo povo palestino, bem como a sua posição firme contra as violações dos direitos humanos e da dignidade. As suas palavras refletem os valores fundamentais da nossa profissão: justiça, liberdade e dignidade humana.

A sua mensagem fortalece a nossa resiliência e determinação para continuar a nossa missão de defesa dos direitos humanos, especialmente nas duras realidades que enfrentamos. A sua solidariedade é uma fonte de esperança e encorajamento para os nossos membros e para o povo palestino em geral.”

Foi, também, nesse tempo de frio, que nos aconchegamos, em conjunto, para falar da nossa democracia interna e para fortalecer nossas ações em defesa da implementação da presença de assistentes sociais e psicólogas(os) nas redes de educação básica... Foi no inverno que encontramos todas as estações do ano nesse Brasil continental, descentralizando o Conjunto Cfess-Cress nas cinco regiões... foi no inverno, com coragem, que reafirmamos a luta antirracista pela vida e pelas histórias das Mulheres Negras Latino-Americana e Caribenha. 

O frio se apresentou, também, nos cruéis cortes nas políticas sociais, especialmente nas ameaças ao Benefício de Prestação Continuada – BPC. A desinformação fria e nebulosa foi enfrentada com comunicação comprometida, direta e nítida!

Quando entrou setembro e a primavera nos encontrou, foi pulsando em Conjunto que nos reunimos em Campo Grande... e o Encontro Nacional reafirmou a nossa capacidade coletiva de construir – na divergência e na unidade – a direção social que unifica nossos ecos de vida-liberdade! Um novo Código Eleitoral, a Inauguração da 3ª Edição do Curso de Especialização, com novidades da série assistentes sociais no combate ao preconceito e tantas e tantas ações...

Florescendo, reafirmamos quais são as condições éticas e técnicas que necessitamos para o trabalho de assistentes sociais com qualidade; que reafirmamos os espaços de controle social na defesa da democracia. Flamulamos nossas bandeiras em defesa de crianças e adolescentes, contra o mito da democracia racial e denunciando a tortura das chacinas em nossas favelas, a qual exige que mães subam as ladeiras para resgatar os corpos alvejados de seus filhos!

No Chile, celebramos os 100 anos do Serviço Social na América Latina. Em Belém, erguemos nossas vozes pela vida, junto com os povos... Em Brasília, marchamos com as mulheres negras por reparação e bem viver... e manifestamos nosso orgulho e resistência em defesa da população LGBTQIA+.... e celebramos os 20 anos de SUAS, em conferência, em conferir, em exigência dos direitos que são nossos!

Em Salvador, foi chegada a ladeira tão esperada... a gente sobe... olha para os lados e vê um legado de mais de 50 anos de CBAS, se preenche de memória e permite que a história nos acolha! Olha para cima e vê um horizonte de liberdade a ser conquistado... A ladeira é de luta, e a enfrentamos com festa, com posicionamento político em defesa da nossa classe e a deixamos colorida da nossa gente, rumo à liberdade!

Na primavera que floresce, as ruas gritam por direitos, sem anistia para golpistas (nem direta e nem indireta) ... A democracia é valor ético e atitude política e lutaremos por ela até que toda riqueza socialmente produzida seja igualmente distribuída!

As ruas gritam pelo fim da escala 6x1, por melhores condições de vida e de trabalho... As ruas gritam pelo fim do feminicídio, por liberdade... As ruas gritam o que escutamos todos os dias nos nossos atendimentos... pelo fim da exploração-opressão... Para que os interesses coletivos se sobreponham aos interesses privados da pequena política!

É verão e... ainda estamos aqui... Com notícias de última hora de mais uma etapa conquistada rumo à aprovação do Projeto de Lei para estabelecer o Piso Salarial da categoria... cá estamos, numa retrospectiva rápida de assuntos que comparecem todos os dias no cotidiano de assistentes sociais do Brasil... de repertórios da desigualdade que se expressam na escuta de mulheres, crianças e adolescentes... nas demandas por saúde, por moradia, por comida no prato, por convivência, por descanso, por cultura e por lazer... É verão e não fugiremos à luta... 

Que 2026 acolha nossas lutas e nossas vitórias e que tenhamos momentos de calmaria, de descanso das ladeiras sem fim... que tenhamos tempo, que possamos nos reconhecer como classe, em nossa diversidade, e que sigamos com fortaleza e com convicção, na reafirmação da nossa radicalidade democrática, para que o Conjunto Cfess-Cress e a sociedade brasileira, que passarão por eleições, escolham seus melhores rumos e que os interesses coletivos sejam ecos de vida-liberdade por onde quer que estejamos...

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Que nossas vozes ecoem vida-liberdade (2023-2026) 

Assista ou ouça:


ballot box
Eleições

Confira todas as informações sobre o processo eleitoral

newspaper
Notícia

Notícia

search
Transparência

Transparência

call
Contato

Contato

volume_up
E-SIC

E-SIC





topo