Notícias
CFESS participa de seminário sobre Ética Profissional
Data de publicação: 20 de setembro de 2012
Conselheira do CFESS, Ramona Carlos (esq.), trouxe as especificidades do Serviço Social para o debate (foto: Diogo Adjuto)
Com um histórico da trajetória da profissão de assistente social no Brasil, a conselheira do CFESS Ramona Carlos deu início à palestra proferida nesta quinta-feira (20) durante o “Seminário de Ética Profissional: erro e condições de trabalho”. O evento ocorreu nesta quarta e quinta-feira, no auditório do Conselho Federal de Medicina, em Brasília (DF) e foi uma realização do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS) – conhecido como Conselhinho.
O seminário contou ainda com a participação da conselheira do CFESS Rosa Prédes e de representantes do CRESS-RJ, a agente fiscal Nizia Vieira, e do CRESS-PR, a conselheira Juliana Moraes. O evento abordou questões como as condições de trabalho como fator de erro profissional, as especificidades de cada uma das profissões da Saúde, além do debate sobre o fator humano no erro profissional.
A conselheira do CFESS Ramona Carlos compôs a mesa com representantes dos Conselhos Federais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Radiologia e Educação Física, que foi coordenada por representantes dos Conselhos de Enfermagem e de Medicina. Após o histórico traçado sobre o Serviço Social, a conselheira falou sobre os princípios componentes do Projeto Profissional , relacionando-os às esferas da ética profissional no Serviço Social.
“Nosso projeto, que denominamos de Ético-político, traz a liberdade como valor ético central . É a partir daí que pensamos nosso fazer profissional, aliado às competências que somente são alcançadas com o permanente aprimoramento intelectual”, afirmou Ramona Carlos. Ela acrescentou, citando uma das estratégias de educação permanente implementada pelo CFESS: o Projeto Ética em Movimento.
Ramona finalizou, registrando que a falta de condições de trabalho pode induzir ao erro profissional. “As falhas do sistema em que se insere o fazer profissional do/a assistente social, como a falta de estrutura, a escassez de profissionais, ocasionam problemas como o atendimento precário, de baixa qualidade. Isso leva a uma possível negação do acesso a direitos, na perspectiva do direito de cidadania”, criticou a conselheira do CFESS.
O seminário terminou nesta quinta e irá preparar um documento para ser encaminhado aos/às presidentes dos Conselhos e Ministérios participantes, com sugestões e recomendações.
Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter
No Facebook: http://www.facebook.com/CfessOficial
No Twitter: https://twitter.com/#!/CfessOficial
No Youtube: http://www.youtube.com/user/CFESSvideos
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação
Assessoria de Comunicação
[email protected]