Dia Mundial do Serviço Social
Data de publicação: 17 de março de 2010
Arte em homenagem ao Dia Mundial de Serviço Social
(Reprodução www.ifsw.org)
"Tornar reais os direitos humanos". É com este slogan que a Federação Internacional de Trabalhadores Sociais (FITS) homenageou assistentes sociais de todo o mundo no Dia Mundial do Serviço Social, comemorado nesta última terça, 16 de março.
"Onde quer que vivamos no mundo, as pessoas estão sendo prejudicadas, abusadas e negligenciadas, e seus direitos civis, políticos, econômicos, culturais e sociais estão sendo violados", destacou a FITS em comunicado em sua página oficial, lembrando a importância do trabalho dos/as assistentes sociais para "tornar reais" os direitos humanos.
O presidente da Federação Internacional, o inglês David N. Jones, gravou um vídeo direto de Nairóbi, no Quênia, destacando a data e a importância do trabalho do/a assistente social para uma "mudança social", com uma vida digna e justiça social para toda a população. "A todo tempo e no mundo todo, assistentes sociais estão trabalhando em situações e lugares como este aqui, onde há desigualdade. E por isso lembramos o Dia Mundial de Serviço Social, cujo trabalho é de grande importância para nosso mundo", ressaltou Jones no vídeo gravado próximo a uma favela do Quênia. "Atrás de mim vocês vêem uma das maiores favelas da África. Na minha frente, o hotel onde estão hospedados alguns representantes do comitê da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais. E este contraste é parte da realidade da África e dos/as assistentes sociais de todo mundo", completou.
Além de Jones, representantes do comitê executivo de todas as regiões do mundo também deixaram sua mensagem.
Conferência Mundial de Hong Kong
O presidente da FITS aproveitou a mensagem para convidar os/as assistentes sociais para a 20ª Conferência Mundial de Serviço Social, que acontece em Hong Kong, em junho deste ano.
Segundo David Jones, a Conferência vai debater a definição mundial do que é Serviço Social, a atuação, princípios, objetivos, valores e aspirações da categoria, além do papel da FITS. "Vamos discutir a construção de uma agenda para assistentes sociais para os próximos 10 anos, assim como a direção que a FITS seguirá", afirmou.
Sem contar também as reflexões sobre temas como desigualdade social, justiça social, distribuição da riqueza e direitos humanos. "Onde há pobreza, ausência de direitos básicos (como comida, água e abrigo), e tráfico e abuso de pessoas, você vai encontrar assistentes sociais junto a esta parte da população, ajudando-os a fazer mudanças em suas vidas", explicou Jones.
Ainda segundo o presidente da FITS, a Conferência Mundial de Serviço Social poderá ser acompanhada pelo site da Federação.
David N Jones, presidente da FITS, no Quênia
(Reprodução www.ifsw.org)
Definições sobre a profissão em nível internacional
Já há alguns anos, o CFESS tem participado das discussões sobre a profissão em nível internacional.
Na Conferência Mundial do ano de 2000, o CFESS foi contrário à aprovação da atual definição de Serviço Social no âmbito da FITS, por entender, naquele momento, que era muito difícil contemplar em um conceito mundial as diferentes (e muitas vezes divergentes) perspectivas teórico-metodológicas existentes.
Em 2008 foi constituído um grupo de trabalho na Federação Internacional para discutir e elaborar uma nova proposta de definição. O professor José Paulo Netto foi inclusive indicado para representar os países da América Latina e Caribe. Contudo o GT nunca se reuniu.
Mas por que é importante estar neste debate?
Para a presidente do CFESS, Ivanete Boschetti, é preciso pautar na FITS a defesa de uma definição de Serviço Social sintonizada com o projeto ético-político profissional. "A atual definição da FITS está muito distante dos fundamentos teóricos, éticos e metodológicos que orientam o Serviço Social brasileiro. Defendemos um Serviço Social comprometido com a construção de uma nova sociabilidade e não uma profissão que tenha por objetivo a integração social no capitalismo", afirma Ivanete.
Por esse motivo, o CFESS defende a revisão da atual definição de Serviço Social no âmbito da FITS. "A nossa perspectiva de direitos humanos não se confunde com a perspectiva burguesa e reivindica a igualdade de condições e a emancipação humana, o que implica romper com a desigualdade e lutar pela socialização da riqueza. A luta por direitos é uma mediação para a construção de uma nova sociedade, e não um fim em si mesmo", conclui Ivanete.
Em junho, o CFESS estará presente na Conferência Mundial em Hong Kong, onde defenderá a posição do Brasil, juntamente com os demais países da América Latina e Caribe.
Assista aos vídeos de integrantes da FITS em homenagem ao Dia Mundial de Serviço Social
Conheça a Federação Internacional de Trabalhadores Sociais (FITS ou IFWS)
Leia o CFESS Manifesta de 2009 sobre a data comemorativa
Conselho Federal de Serviço Social – CFESS
Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta – 2008/2011
Comissão de Comunicação