Notícias
CFESS lança manifesto sobre o Dia Internacional de Combate às Drogas
Data de publicação: 26 de junho de 2012
Arte: Rafael Werkema/CFESS
"Restringir ou priorizar o enfrentamento do consumo e do tráfico de drogas à repressão tem representado não uma luta contra as drogas, mas o extermínio de crianças, jovens e adultos/as que tem suas trajetórias de vida marcadas pelo abandono, pela desproteção social e pela miséria, (re)produzidas por uma sociabilidade fundada na exploração e na mercantilização de todas as dimensões da vida social". Esta frase, em tom de denúncia, já dá uma ideia do debate que o CFESS Manifesta do Dia Internacional de Combate às Drogas, lançado nesse dia 22 de junho, propõe à categoria.
O texto conclama os/as assistentes sociais brasileiros/as, com base no seu conhecimento crítico da realidade social e institucional consolidada no exercício profissional nas áreas da Saúde, da Assistência Social, da Educação, da Habitação e do Judiciário, a se manifestarem contra o discurso dominante e falacioso da "guerra às drogas", tendo em vista que as questões relacionadas ao tema podem ser enfrentadas de forma justa e democrática, com a universalização do acesso e com a melhoria da qualidade das políticas sociais.
"O CFESS manifesta repúdio a todas as formas de intervenção arbitrária e violenta que, "em nome da saúde e da segurança", violam direitos humanos e a autonomia dos indivíduos sociais que, por motivações diversas e determinações complexas, fazem uso de drogas hoje consideradas ilícitas".
Leia o CFESS Manifesta do Dia Internacional de Combate às Drogas
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação
Rafael Werkema - JP/MG 11732
Assessor de Comunicação
[email protected]