Notícias
CFESS na estrada 2011: visitas fortalecem o Conjunto
Data de publicação: 22 de julho de 2011
Conselheiros/as do CRESS-DF e CFESS após dois dias de reunião: "avaliação muito positiva" (foto: CRESS-DF)
Tudo bem que em sua primeira visita a CRESS, a gestão "Tempo de Luta e Resistência" (2011-2014), do CFESS, não precisou nem pegar estrada, já que a reunião foi com o CRESS-DF, em Brasília. Mas o encontro representou a continuidade de uma ação política que, sem dúvida, fortalece muito o Conjunto.
A reunião aconteceu nos dias 19 e 20 de julho e teve como objetivos discutir as principais dificuldades do CRESS-DF e as estratégias para o fortalecimento das ações em conjunto. "É a retomada do que chamamos informalmente de CFESS na estrada, no qual visitamos os CRESS para conhecermos de perto sua realidade", afirmou a presidente do Conselho Federal, Sâmya Rodrigues Ramos.
Além de Sâmya, estiveram presentes, pelo CFESS, as conselheiras Kátia Madeira e Lucia Lopes, além da assessora jurídica Sylvia Terra e do assessor contábil Vilmar Medeiros.
Diversos/as conselheiros/as do CRESS-DF participaram, além das assessorias jurídica e contábil. Foram apresentadas as principais dúvidas e dificuldades em relação à atuação e ao funcionamento do Regional. E a pauta perpassou por diversos âmbitos, como: assuntos jurídicos (contratos, processos éticos, ações judiciais e licitações); assuntos administrativo-financeiros e contábeis (análises de documentos, balancetes, relatórios entre outros); normativos (as resoluções do Conjunto); a Política Nacional de Fiscalização e o Plano de Combate à Inadimplência; e a luta pelas 30 horas para assistentes sociais sem redução salarial.
Segundo a conselheira do CFESS, Kátia Madeira, o momento em que o encontro ocorreu foi muito oportuno, já que marca os primeiros meses de trabalho da nova gestão do CRESS-DF. "Conversamos sobre a importância de a diretoria se apropriar, logo neste início de nova gestão, dos documentos e normativos do Conjunto", disse. Ela ressaltou também o espaço de discussão de questões políticas propiciado pela reunião.
A conselheira 1ª tesoureira, Lucia Lopes, afirmou que visitas, como a realizada no CRESS-DF, reforçam uma estreita relação entre a dimensão administrativo-financeira e política do Conjunto, ao mesmo tempo que fortalecem os CRESS e o CFESS.
Para a presidente Sâmya, esta articulação entre Federal e Regionais auxilia muito para superar as dificuldades vivenciadas e apontadas pelo CRESS, por isso outras visitas estão para acontecer. "Este no CRESS-DF é o primeiro que a gestão Tempo de Luta e Resistência realiza, mas já temos visitas agendadas em outros Regionais. Nossa proposta é visitar o maior número possível de CRESS e Seccionais de Base Estadual ainda este ano", afirmou. A presidente fez questão de destacar que as de visitas não são fiscalização, mas de orientação, debate e apoio.
Ao final, os/as participantes fizeram uma avaliação positiva da visita, o que dá mais força para o CFESS continuar com esse tipo de ação.
"Esta visita de orientação foi muito importante para o CRESS-DF, pois além de esclarecer muitos procedimentos administrativos, serviu para reafirmar os compromissos dos conselheiros/as do CRESS-DF assumidos perante a categoria", afirmou Wellington Rodrigues, vice-presidente do CRESS. Para a presidente do Regional, Cilene Braga, foi um momento de muito aprendizado. "Estamos enfrentando muitos desafios e a presença do CFESS, dividindo e buscando soluções conosco, contribuiu muito para o fortalecimento do Regional", concluiu.
Relembre
CFESS na estrada: reuniões e debates marcaram o encontro com os CRESS de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação
Assessor de Comunicação
[email protected]