Está aberto o período de inscrição de chapas para as Eleições do Conjunto CFESS-CRESS 2026-2029!
Data de publicação: 15 de dezembro de 2025
Fotos: Lorena Lima / Estagiária sob supervisão
Créditos: Isabel Andrade / Estagiária sob supervisão
Democracia, participação ativa de assistentes sociais e defesa do projeto ético-político da profissão. Esses são alguns dos princípios que orientam as Eleições do Conjunto CFESS-CRESS, que iniciam hoje a etapa de inscrição de chapas interessadas em concorrer! É a partir desse processo que serão definidas as gestões do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), dos Conselhos Regionais (CRESS) e das Seccionais para o triênio 2026-2029.
As inscrições seguem abertas até 16 de janeiro de 2026, conforme o Edital de Convocação publicado pelo CFESS – clique aqui para acessar. “Por isso, é fundamental que as pessoas interessadas em concorrer acessem e leiam atentamente o Código Eleitoral e o Edital de Convocação, que reúnem as normas que regulamentam todo o processo eleitoral”, ressalta a presidenta do CFESS, Kelly Melatti. Ela acrescenta que os instrumentais para o registro das inscrições também estão disponíveis no site do CFESS, na seção especial Eleições.
Clique e acesse a seção Eleições CFESS-CRESS com todos os documentos e instrumentais
As chapas devem ser compostas por assistentes sociais com registro ativo e situação regular junto aos seus respectivos Conselhos Regionais, observando os critérios estabelecidos no Código Eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS, atualizado em 2025, durante o Encontro Nacional realizado em Campo Grande (MS).
Clique e acesse o Código Eleitoral
Fique de olho! Principais datas do processo eleitoral
- Inscrição de chapas: de 15/12/2025 a 16/1/2026
- Propaganda eleitoral: a partir de 22/1/2026
- Votação on-line: 17, 18 e 19/3/2026
- Divulgação do resultado: 20/3/2026
- Posse das novas gestões: 15 de maio de 2026
“É importante dizer que o processo eleitoral do Conjunto não é de interesse apenas dos sujeitos individuais que estão se colocando no processo, mas, de todas e todos as(os) profissionais e que as conquistas da profissão, ao longo dos anos, perpassam por esse espaço de defesa do Serviço Social brasileiro e que, portanto, as nossas pautas, nossa realidade profissional, os desafios de defesa de nossas atribuições privativas e nossas competências profissionais, são pautas de toda categoria!”, completa Kelly Melatti, em artigo elaborado para o CRESS-MG neste mês (clique aqui para acessar).
A votação ocorrerá exclusivamente on-line, modalidade que amplia a participação da categoria em todo o território nacional. É importante que assistentes sociais acompanhem as notícias e comunicados das Comissões Regionais Eleitorais e da Comissão Nacional Eleitoral.