O Trabalho de Assistentes sociais no SUAS
Data de publicação: 5 de fevereiro de 2009
Grupo de Trabalho formado por representantes do CFESS e do CRESS-RJ realizou sua segunda reunião no dia 2 de fevereiro, na sede do CRESS carioca. Desta vez foram definidos praticamente todos os nomes que vão participar do Seminário Nacional O Trabalho do Assistente Social no SUAS.
Para a primeira conferência, Assistência Social em Debate: Direito ou Assistencialização?, foram convidadas as professoras Aldaíza Sposati, da PUC/SP e Ana Elizabete Mota, da UFPE. Com a missão de fazer um Balanço Crítico do SUAS e o Trabalho do Assistente Social, estarão presentes na segunda conferência Simone Albuquerque, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Elaine Behring, professora da UERJ e Mavi Pacheco professora da UFRJ.
Os debates simultâneos abordarão cinco temas. O primeiro, Família, Gênero e Assistência Social, será discutido por Regina Célia Tamaso Mioto, professora da UFSC, Marlene Teixeira, professora da UnB, e terá ainda a participação de uma/um assistente social que trabalha diretamente na área da Família na PSB.
O segundo tema dos debates simultâneos é O Trabalho de Assistentes Sociais nos CRAS"s, e vai reunir Maria Elizabete Santana Borges, professora da UFBA, Léa Lúcia Cecílio Braga, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Sete Lagoas e Francine Helfreich, da Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro.
O debate sobre Interdisciplinaridade e Assistência Social ainda aguarda confirmação de uma articipante. Certas mesmo são as participações de Fátima Grave, Conselheira do CRESS-RJ, e Vivian Fraga, do Conselho Regional de Psicologia. Também o tema (Des)Territorialização, População de Rua e o Trabalho de Assistentes Sociais contará com a assistente social e pesquisadora Maria Lucia Lopes e Jorge Muñoz, do Fórum Permanente de População Adulta em Situação de Rua do Estado do Rio de Janeiro. Já o debate sobre Assistência Social, Mobilização e Educação Popular tem a confirmação das professoras Marina Maciel, da UFMA, Eblin Farrage, da UFF, e Hilda Correa de Oliveira, assistente social aposentada da LBA.
Encerrando a programação de debates, será realizada uma Mesa com Ivanete Boschetti, professora da UnB e presidente do CFESS, e a professora Yolanda Guerra, da UFRJ. A discussão abordará o tema Condições de Trabalho e Projeto Ético-Político Profissional.
Vagas e inscrições
O seminário nacional O Trabalho do Assistente Social no SUAS vai acontecer nos dias 2 e 3 de abril, no Teatro Odilon Costa Filho (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ). Ao todo serão 1.100 vagas (podendo ser ampliadas para 1.600, dependendo da procura), sendo 1000 para profissionais (400 para profissionais de fora do Rio de Janeiro) e 100 para estudantes (30 para estudantes de fora do Rio de Janeiro). Os participantes de fora do Rio de Janeiro deverão se inscrever pelo site do CFESS no período de 1 a 15 de março. As inscrições serão gratuitas.
A próxima reunião do Grupo de Trabalho acontecerá no dia 2 de março.
Veja aqui as informações básicas do evento
Veja abaixo o resumo da programação com palestrantes já confirmadas
Programação
Dia 02/04 – Quinta Feira
8h30 – Abertura
CFESS, CRESS/RJ, ABEPSS, ENESSO, FSS/UERJ, FNAS/MTsT
9h – Conferências
Assistência Social em Debate: Direito ou Assistencialização?
Aldaíza Sposati – PUC/SP
Ana Elizabete Mota - UFPE
14h – Balanço Crítico do SUAS e o Trabalho do/a Assistente Social
Simone Albuquerque – MDS
Elaine Behring - UERJ
Mavi Pacheco - UFRJ
Dia 03/04 – Sexta Feira
9h – Debates Simultâneos
1.Família, Gênero e Assistência Social
Regina Célia Tamaso Mioto – UFSC
Marlene Teixeira – UnB
Assistente que Trabalha com Família na PSB
2.O Trabalho de Assistentes Sociais nos CRAS
Maria Elizabete Santana Borges – UFBA
Léa Lúcia Cecílio Braga – SMAS/Sete Lagoas-MG
Francine Helfreich– SMAS/RJ
3.Interdisciplinaridade e Assistência Social
Fátima Grave - CRESS/RJ
Vivian Fraga - CRP
4.(Des)Territorialização, População de Rua e o Trabalho de Assistentes Sociais
Jorge Muñoz - Fórum Permanente de População Adulta em Situação de Rua
Maria Lucia Lopes - Assistente Social e Pesquisadora
5.Assistência Social, Mobilização e Educação Popular
Marina Maciel – UFMA
Eblin Farrage – UFF/PURO
Hilda Correa de Oliveira - Assistente Social aposentada da LBA
14h – Condições de Trabalho e Projeto Ético-Político Profissional
Yolanda Guerra - UFRJ
Ivanete Boschetti - CFESS
18- Encerramento
********************
Bruno Costa e Silva - Assessor de Comunicação/CFESS