Dia Assistente Social 2025: A gente defende a justiça ambiental para combater a desigualdade social
Categoria: Dia do Assistente Social
Em 2025, o Serviço Social afirma: A gente defende a justiça ambiental para combater a desigualdade social! É com esse mote que o Conjunto CFESS-CRESS convida a categoria para as atividades do dia 15 de maio!
Assistentes sociais, nos mais diversos espaços sócio-ocupacionais de trabalho, no atendimento a populações ribeirinhas e comunidades tradicionais, enfrentam as consequências dos desastres ambientais. E esse estado de calamidade também impacta a qualidade de vida da população atendida pela categoria.
Por meio de fotos, a arte alusiva ao dia 15 de maio denuncia os crimes ambientais e seus impactos no cotidiano. Ao mesmo tempo, ressalta a questão do acesso ao alimento por meio da agricultura familiar, ilustra as queimadas, enchentes e a luta da população indígena no Brasil.
A ideia de trazer a desigualdade social é mostrar que ela é resultado do sistema capitalista que destrói os povos e seus biomas, e que isso impacta nas cidades e no cotidiano da população. A ilustração do coração de plantas pulsando o slogan, em verde, reforça o compromisso profissional pela justiça ambiental.
Neste ano, o CFESS também elaborou um documento orientador para as atividades comemorativas – com o título Por justiça ambiental, em defesa dos povos e dos biomas: o que o Serviço Social tem a ver com isso? O texto traz uma breve análise da conjuntura atual, bem como apontamentos para as atividades nos estados, além de indicações de poesias, filmes e músicas relacionados à temática.
Em trecho do documento, a gestão do CFESS destaca que “essa problemática das emergências climáticas nos empurra também para o trabalho de assistentes sociais junto às populações refugiadas, migrantes e apátridas”. E acrescenta ainda que, “desde a gestão do benefício eventual da cesta básica na assistência social, passando pelo atendimento hospitalar por intoxicação no trabalho agrícola, até a participação nas conferências de segurança alimentar e nutricional, temos o trabalho de profissionais do Serviço Social e suas interfaces com as expressões da questão ambiental”.
Participe das atividades preparadas para este 15 de maio em todos os estados e a assistir à live especial do CFESS no dia 15 às 19h. A categoria também se insere no grave problema das emergências climáticas, já que é também um compromisso ético-político da profissão.
