Dia do/a Assistente Social 2019
Categoria: Dia do Assistente Social
Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente efrenta o racismo no cotidiano!
CFESS/2019 | Criação: Rafael Werkema/CFESS | Fotografias: Tânia Rego / Rovena Rosa / Fernando Frazão/Agência Brasil
A conjuntura exige, mais do que nunca, que a arte do Dia do/a Assistente Social 2019 tenha um tom de denúncia. Afinal, a população brasileira está vivendo um absoluto aprofundamento da desigualdade social, em que direitos sociais estão sendo ameaçados e retirados por meio de uma orientação neoliberal para as políticas públicas.
Por isso, o mote criativo da arte alusiva ao 15 de maio não poderia ser outro: “Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro”.
O texto, enxuto e direto, denuncia que são mulheres pobres e negras as que mais sofrem com a regressão de direitos, vide o projeto de ‘contrarreforma’ da previdência proposto pelo governo, e dialoga diretamente com a campanha de gestão (2017-2020), reafirmando o compromisso da categoria “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo”.
Está em sintonia também com o Código de Ética, ao colocar o trabalho da categoria em defesa dos direitos de toda classe trabalhadora e denunciar todo tipo de opressão e exploração. As imagens são retratos de cenas reais de incêndios e desocupações em comunidades no Brasil.
Faça download das peças, imprima e cole no seu trabalho, use nas redes sociais. Porque o 15 de maio, Dia do/a Assistente Social, é comemorativo, mas é também de valorizar e defender o trabalho da categoria!
Faça download das peças
* A versão para TV (vídeo de 15 segundos) é disponibilizada pela assessoria de comunicação, bem como o link do vídeo de 30 segundos em alta resolução
Atenção: a permissão do uso da arte aberta se limita à adptação da mesma a diferentes materiais de divulgação dos CRESS, sempre destacando a concepção visual final e os créditos
Dicas para o uso: depois de adaptar a arte aberta ao formato desejado, você deve achatar a imagem e converter para o modo CMYK, mantendo as cores da identidade visual.