15 de maio, Dia da e do Assistente Social

Nossa Liberdade é Anticapacitista

O tema foi escolhido pelas assistentes sociais reunidas no 50º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS e é inspirado na célebre frase de uma mulher com deficiência e importante intelectual marxista, Rosa Luxemburgo: “Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”!
A liberdade, citada no tema, também é referenciada no primeiro princípio do Código de Ética Profissional da(o) Assistente Social, conceito em disputa na sociedade, mas que, para o Serviço Social, só se efetiva se for sem barreiras, sem preconceitos, ancorada na emancipação humana e na plena expansão dos indivíduos!
O mês de maio é o momento de festejar nosso dia, abordar a temática e reforçar: Nossa Liberdade é anticapacitista!
Confira as programações de atividades dos CRESS em todo o Brasil e assista à live especial do CFESS no dia 15 de maio, às 19h!

programação cress-SP:

  • ESTADUAL:
    Tema: Nossa Liberdade é anticapacitista! 15M, Dia de Assistentes Sociais.
    Data: 13/05/2024
    Horário: 19h30 às 21h30
    Ferramenta: Remota pelo youtube
    Programação:
    Abertura: Vídeos da ABEPSS, ENESSO, CFESS, Seccional e CRESS
    Intervenção cultural: Slam do Corpo
    Exposição de temáticas: Alana Barbosa Rodrigues (CFESS)
    Luciana da Costa – assistente social e membra do movimento social vidas negras com deficiência importam. (à confirmar)
    Mediação do debate: Patrícia Maria
    Encerramento: Slam do Corpo
  • SECCIONAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
    Tema: Nossa Liberdade é anticapacitista! 15M, Dia de Assistentes Sociais.
    Data: 15/05/2024 - quarta feira
    Horário: 09h30
    Local: Câmara Municipal dos Vereadores de São José dos Campos (Rua Desembargador Francisco Murilo Pinto, 33, Vila Santa Luzia, São José dos Campos)
    Facilitadoras:
    Ana Paula Nogueira de Barros Martins - Graduada em Serviço Social pela Universidade de Taubaté (2008); Mestra em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté (2022). Sócia administradora e diretora executiva da Clínica Ser Potencial Reabilitação e Desenvolvimento Humano. Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, transtorno do espectro do autismo, interdisciplinaridade, autismo e inclusão.
    Priscila Baptista - Graduação em Serviço Social (2005) pela Universidade Cruzeiro do Sul- Unicsul/ Atuação na política de assistência social (CRAS)/ Política de Saúde Mental (Caps Adulto (2006 a 2009). Atualmente no CRAS pela Prefeitura de Monteiro Lobato; Representante de base da Sub-Cofi da Seccional de São José dos Campos;
    Sarah Brega Nunes Bastos - Mãe da Ana, Marcos e Benício. Graduada em Serviço Social pela Universidade Anhanguera Uniderp, Especialista em Direitos Humanos e Políticas Públicas Infanto Juvenis-PUC PR, pós-graduada em Instrumentalidade do Serviço Social e pós-graduada em Serviço Social e Gestão de Projetos Sociais-Faveni. Especialização em Escuta Especializada e Atendimento de criança e adolescente vítima ou testemunha de violência. Atualmente atua como Assistente Social em um CRAS em Taubaté; é presidente do CMAS-Conselho Municipal da Assistência Social do município de Pindamonhangaba e compõe a direção do CRESS Seccional São José dos Campos trienio-2023-2026.
  • SECCIONAL RIBEIRÃO PRETO:
    Tema: “SERVIÇO SOCIAL NA LUTA ANTICAPACITISTA: POR UM BRASIL DE PESSOAS HUMANAMENTE DIFERENTES E TOTALMENTE LIVRES”
    Data: 15/05/2024
    Horário: 9h00
    Local: NAP- UFSCAR, Rua Ginásio Poliesportivo em São Carlos/SP.
    Palestrantes:
    Profa Dr. Rachel Gouveia Passos - Assistente social, pesquisadora, professora e escritora Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), tendo realizado estágio doutoral na Universidade de Coimbra/ Portugal; Pós-doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e Pós-doutora em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenadora do Projeto de Pesquisa e Extensão Luta Antimanicomial e Feminismos. Autora dos livros Trabalho, Gênero e Saúde Mental: contribuições para a profissionalização do cuidado feminino, publicado pela Editora Cortez, em 2018 e Na mira do fuzil: a saúde mental das mulheres negras em questão, publicado pela Editora Hucitec, em 2023 e organizadora da coletânea Racismo, subjetividade e saúde mental – O pioneirismo negro, pela mesma editora em 2021. Colaborou com matérias na Revista Quatro Cinco Um e no Le Monde Diplomatique Brasil em 2022, e no Jornal Extra, em 2021.
    Mayra Ribeiro, assistente social, graduada pela Unesp Franca, com aprimoramento em serviço social e psiquiatria pelo hospital das clínicas de Ribeirão Preto HC, estudante de jornalismo, ativista pelas pessoas com deficiência.
    Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe7pydgtDWKAYT6Xgw7Kzrvie-yn-jaEwn8FpoLuyZ8THBayw/viewform?usp=pp_url