15 de maio, Dia da e do Assistente Social

Nossa Liberdade é Anticapacitista

O tema foi escolhido pelas assistentes sociais reunidas no 50º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS e é inspirado na célebre frase de uma mulher com deficiência e importante intelectual marxista, Rosa Luxemburgo: “Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”!
A liberdade, citada no tema, também é referenciada no primeiro princípio do Código de Ética Profissional da(o) Assistente Social, conceito em disputa na sociedade, mas que, para o Serviço Social, só se efetiva se for sem barreiras, sem preconceitos, ancorada na emancipação humana e na plena expansão dos indivíduos!
O mês de maio é o momento de festejar nosso dia, abordar a temática e reforçar: Nossa Liberdade é anticapacitista!
Confira as programações de atividades dos CRESS em todo o Brasil e assista à live especial do CFESS no dia 15 de maio, às 19h!

programação CRESS-CE:

O CRESS Ceará realiza mais um Seminário em Comemoração ao Dia da e do Assistente Social, no dia 15 de maio, na
Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (auditório Murilo Borges), de 8h às 19h. Este ano, o tema central do evento é a luta anticapacitista.

  • Dia 14
    14h00 às 18h00
    Evento: Fórum de Estágio Supervisionado em Serviço Social

    14h00 às 18h00
    Evento: Roda de Residências em Saúde

    nos auditórios do CESA – UECE/Itapery - se você tem interesse em participar de algum desses eventos, no dia 14, marque a opção desejada no formulário de inscrição. * as vagas são limitadas de acordo com o tamanho dos auditórios do CESA.

  • Dia 15
    8h às 9h
    Credenciamento e boas vindas

    9h30
    Mesa de abertura: representantes do CRESS, CFESS, ABEPSS, Enesso, Sasec e Cedef Palestra magna: ‘Serviço Social e a luta anticapacitista: por uma sociedade humanamente diferente e socialmente livre’, com Daiane Mantoanelli, assistente social e especialista em Gestão Social com Abordagem Técnico Operativa para o Trabalho Social, especialista em Educação Inclusiva.

    12h00
    Pausa para almoço

    13h30
    Palestra SAÚDE MENTAL E ANTICAPACITISMO, com Idalícia Estrela , coordenadora da Comissão de Psicologia e Pessoa com Deficiência do Conselho Regional de Psicologia, e Lucas Sampaio Maia, coordenador Especial de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos do Ceará.

    15h45
    Oficina AUTODESCRIÇÃO – com Francisco Marcos Rodrigues, trabalhador da Política Pública de Cultura na Biblioteca Estadual do Ceará (BECE) e especialista em Políticas Públicas e Seguridade Social

    17h00
    Oficina LETRAMENTO RACIAL – com Wanessa Brandão, coordenadora Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial pela Secretaria de Igualdade Racial do Ceará

    18h15
    Encerramento: ‘A Lei Brasileira de Inclusão’, com Evânia Severiano, assistente social do INSS/CE