15 de maio, Dia da e do Assistente Social

Nossa Liberdade é Anticapacitista

O tema foi escolhido pelas assistentes sociais reunidas no 50º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS e é inspirado na célebre frase de uma mulher com deficiência e importante intelectual marxista, Rosa Luxemburgo: “Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”!
A liberdade, citada no tema, também é referenciada no primeiro princípio do Código de Ética Profissional da(o) Assistente Social, conceito em disputa na sociedade, mas que, para o Serviço Social, só se efetiva se for sem barreiras, sem preconceitos, ancorada na emancipação humana e na plena expansão dos indivíduos!
O mês de maio é o momento de festejar nosso dia, abordar a temática e reforçar: Nossa Liberdade é anticapacitista!
Confira as programações de atividades dos CRESS em todo o Brasil e assista à live especial do CFESS no dia 15 de maio, às 19h!

Programação CRESS-AL:

  • Evento Maceió: 15/05
    Local: - Norcon Empresarial
    Programação:
    8h30 - Credenciamento
    9h - Apresentação Cultural – Amor 21
    9h20 - Mesa de abertura
    9h40 - Palestra: Nossa liberdade é anticapacitista: nada sobre nós, sem nós
    Edmilson Sá – professor, historiador, ativista dos Direitos das Pessoas com Deficiência
    10h30 - Palestra: O exercício profissional na luta anticapacitista
    Renata Maia – Assistente Social da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife / Servidora Pública. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Mulher com deficiência; Membro e Comissão do Coletivo SeSo Anticapacitista.
    11h20 - Palestra: ⁠Nossa Comunicação é anticapacitista: uma reflexão sobre como utilizar as técnicas audiodescrição e descrição de imagem no Serviço social
    Felipe das Neves Vieira - Licenciando em Letras Português; é poeta e contista premiado. Atua como audiodescritor consultor em eventos, pesquisas e produções audiovisuais. Realizou oficinas, minicursos e capacitação em audiodescrição para docentes e discentes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em parceria com o Núcleo de Acessibilidade da UFAL (NAC). Felipe é pessoa com deficiência visual.
    12h10 - Confraternização - apresentação musical com o cantor Radi
  • Evento Arapiraca: 21/05
    Local: - Auditório do Instituto Federal de Alagoas – campus Arapiraca
    Programação:
    9h30 - Credenciamento
    10h - Apresentação Cultural – Associação Pestalozzi
    10h20 - Mesa de abertura
    10h40 - Palestra: Nossa liberdade é anticapacitista: nada sobre nós, sem nós
    Maria Helena Menezes de Souza - liderança da comunidade quilombola Serra das Viúvas em Água Branca; graduada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Cândido Mendes, Mestre e Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas – Ufal.
    11h10 - Palestra: O exercício profissional na luta anticapacitista
    Cristiano Miguel Pontes Pereira – Graduado em Serviço social pela Universidade Federal de Alagoas (2012), mestre em Dinâmicas territoriais e cultura pela Universidade Estadual de Alagoas (2018), especialista em Saúde pública pelo Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael (2014), especialista em Desenvolvimento regional pela Universidade Estadual de Alagoas (2014). Atualmente trabalha como Assistente social nas seguintes instituições: Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social de Santana do Ipanema\AL e na Associação de Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca. Cristiano tem baixa visão.
    11h40 - Roda de Conversa sobre as experiências profissionais na política anticapacitista nas diferentes áreas de atuação".
    12h20 - Confraternização - apresentação musical com Patrício Munis dos Santos