Apresentação

O Conjunto CFESS-CRESS realiza anualmente o Encontro Nacional, fórum máximo deliberativo dos/as assistentes sociais, conforme disposto no art. 9º da Lei 8662/1993, que regulamenta a profissão de assistente social. De caráter deliberativo, reúne gestões e assistentes sociais da base dos 27 CRESS e do CFESS, assim como as entidades nacionais Abepss e Enesso, para construírem, de forma democrática e participativa, a agenda coletiva do Conjunto, a ser executada pelas gestões ao longo do triênio para o qual foram eleitas.
Em 2020, em razão da pandemia da Covid-19, que ainda requer, entre outras medidas, isolamento e distanciamento social para conter a propagação do vírus, o Encontro foi substituído pela Plenária Nacional, de caráter não-deliberativo, a partir da aprovação pelo Conselho Pleno do CFESS da Resolução CFESS nº 949/ 2020. Assim, mantiveram-se os espaços de debate, só que de forma virtual, em substituição às etapas preparatórias e deliberativas que antecedem o Encontro Nacional.
Neste ano de 2021, o Conjunto realizará, entre os dias 3 e 5 de setembro, a etapa de monitoramento da agenda definida na Plenária Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, que segue como espaço nacional de diálogo e de discussão das ações e estratégias do Conjunto. Para tal, foi editada e aprovada a Resolução CFESS nº 975/2021.
Com representantes indicados/as pelos CRESS e pelo CFESS, que num esforço de consenso e numa perspectiva propositiva indicaram as ações a serem implementadas ao longo do triênio, a Plenária Nacional agora tem como a tarefa monitorar o andamento e execução destas ações, identificando os desafios e dificuldades para implementação da agenda política.
Nessa página, você poderá conhecer a programação completa do evento, os documentos que servirão como diretrizes desse processo e o Relatório Final da Plenária 2020, com as propostas de ações a serem monitoradas e executadas até 2023.
Um Serviço Social forte é construído assim, com participação e diálogos. A plenária nacional consolida etapas importantes desencadeada por todos os CRESS em todo o país e, certamente, renderá frutos importantíssimos para a permanente tarefa de construção coletiva, tão necessária para o alcance dos objetivos propostos.
Bom trabalho e bons debates!
Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)
Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS)
Gestão 2020-2023